Por duas décadas o texto congelará gastos em áreas como saúde e educação
Foi aprovado, na noite da última segunda-feira dia 10, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição PEC241, que congela os gastos públicos do País pelos próximos 20 anos. A medida, tida como inconstitucional por alguns especialistas, afetará áreas sociais, como Educação e Saúde.
O texto foi aprovado por 366 votos a favor (eram necessários 308), contra 111 contrários e duas abstenções. Apenas seis partidos (PT, PDT, Rede, PSOL, PCdoB e PMB) orientaram suas bancadas a votar contra o texto. Agora a PEC seguirá para ser votada em 2º turno na Câmara dos Deputados. A sessão decisiva está marcada para o próximo dia 24. Caso seja sancionada novamente, será encaminhada para o Senado Federal. A sessão da última segunda 10, ocorreu com clima tenso entre os parlamentares e com a proibição dos movimentos sociais e entidades sindicais contrários à proposta nas galerias da Câmara dos Deputados.
A CUT, que vem debatendo com suas bases a necessidade de construção da greve geral como resposta conjunta da classe trabalhadora aos ataques do governo de Michel Temer aos nossos direitos e conquistas, após consultas e reuniões com outras centrais sindicais e com o setor de transportes feitas a partir da reunião da Executiva Nacional do dia 26 de setembro, conclama todas suas entidades para a mais ampla mobilização para - O DIA NACIONAL DE GREVE EM 11 DE NOVEMBRO. As medidas já anunciadas pelo governo e as iniciativas recentemente aprovadas ou em curso no Congresso Nacional – como a PEC241 - apontam numa única direção: Retirar direitos da classe trabalhadora, arrochar salários, privatizar empresas e serviços públicos, entregar nossas riquezas à exploração das multinacionais, diminuir drasticamente os investimentos em serviços públicos essenciais, como educação e saúde, e fazer a reforma da previdência.
Vitória de Temer, derrota dos trabalhadores e das trabalhadoras
Michel Temer não esconde a disposição em aprovar a PEC241. Um dia antes da votação do projeto, organizou um luxuoso jantar para 200 parlamentares com suas famílias.
Confira abaixo como votou os deputados do RN.
- Walter Alves do PMDB - SIM
- Beto Rosado PP - SIM
- Felipe Maia DEM - SIM
- Rafael Motta PSB - SIM
- Fábio Faria PSD - SIM
- Rogério Marinho PSDB - SIM
- Antônio Jácome PTN - SIM
- Zenaide Maia PR - NÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário