sábado, 7 de setembro de 2024

COMEMORE: SÃO 202 ANOS DE NOSSA INDEPENDÊNCIA

PÁTRIA AMADA BRASIL
Celebrado neste 7 de Setembro (chamado Dia da Independência do Brasil, ou Dia da Pátria) feriado nacional. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português ocorrida em 7 de Setembro de 1.822, a Lei Imperial de 9 de Setembro de 1.826, assinada por Pedro I, oficializa o 7 de Setembro como um dos dias do rol de festividades nacionais.
Como foi o início dessa história?
Em 1.808, tropas francesas comandadas pelo imperador Napoleão Bonaparte invadiram Portugal como forma de retaliação ao país ibérico por sua recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido. Fugindo da perseguição, a Família Real Portuguesa transferiu a corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil Colônia. Em 1.815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, elevando o Brasil à condição de reino subordinado a Portugal, tornando a administração da colônia menos dependente.
Em 1.820, uma revolução política irrompeu em Portugal, forçando o retorno da família real. O herdeiro de D. João VI, o príncipe D. Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil.
Pernambuco foi a primeira província brasileira a se separar do Reino de Portugal. No dia 29 de Agosto de 1.821, teve início um movimento armado contra o governo do capitão general Luís do Rego Barreto — o algoz da Revolução Pernambucana —, culminando com a formação da Junta de Goiana, tornando-se vitorioso com a rendição das tropas portuguesas em capitulação assinada a 5 de Outubro do mesmo ano, quando da Convenção do Beberibe, responsável pela expulsão dos exércitos portugueses do território pernambucano. O Movimento Constitucionalista de 1.821 é considerado o primeiro episódio da Independência do Brasil.
- Mais sobre a história da nossa independência clique aqui.

Príncipe Pedro declarando a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1.822, conforme retratado na tela "Independência ou Morte" (1.888) de Pedro Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário