Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios ISDM, da Fundação Getúlio Vargas FGV, divulgado ontem dia 5, aponta Acari (Seridó) como a cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Norte. Em seguida, aparecem Natal (2º), São José do Seridó (3º), Parnamirim (4º), Caicó (5º) e Mossoró (6º).
Os menos desenvolvidos, segundo a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, são: João Dias, com a pior renda domiciliar do RN e a maior taxa de analfabetismo; Venha-Ver; Paraná; Porto do Mangue; Jardim de Angicos e Serra do Mel.
O estudo da FGV foi feito com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação, foram avaliados os serviços de coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa.
No quesito renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança, taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário