quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SINDISEC SAÚDA CARNAUBAIS E SEUS MUNÍCIPES PELOS SEUS 50 ANOS DE HISTÓRIA

Carnaubais situa-se na região Nordeste mais precisamente no estado do Rio Grande do Norte, na Microrregião Vale do Açu e Mesorregião Oeste Potiguar com clima considerado muito quente e semi-árido. Limitando-se ao Norte com os municípios de: Porto do Mangue e Serra do Mel; ao Sul com: Alto do Rodrigues e Assu; ao Leste com: Alto do Rodrigues, Pendências e Macau; ao Oeste com: Serra do Mel e Assu, distante aproximadamente 203 km da capital potiguar Natal.

Olavo Lacerda Montenegro lutou pela emancipação política e em 18 de setembro de 1963 através da Lei nº 2.927 Carnaubais desmembrou-se de Assu.

Antônio Pereira de Albuquerque foi o primeiro habitante de uma localidade, onde se situava uma área com vista ampla, verde e bela, com muitas carnaubeiras ao redor e com boa terra para cultivar. Em seguida chegou Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções, tornando-se pioneiro na organização urbana local.

Através da participação de figuras dedicadas a comunidade o povoado começou a se desenvolver, dentre eles destaca-se o Monsenhor Joaquim Honório da Silveira, primeiro vigário, a professora Adalgisa Emídia da Costa e a incentivadora cultural Celina Moura.
Praça Santa Lúzia
Igreja São José na cidade histórica
Praça Nelson Gregório
Carnaubeira árvore que dá nome ao município



Nenhum comentário:

Postar um comentário