O SINDISERPAR - Sindicato dos servidores públicos municipais de Alto do Rodrigues realizou na tarde desta quinta-feira 21 no ginásio poliesportivo da cidade a Plenária Regional pelo Plebiscito Popular, a entidade sindical local contou com a participação de representantes da CUT, FETAM, SINDISEC, associações e escolas e discutirão sobre "UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA E SOBERANA SOBRE O SISTEMA POLÍTICO", que desde o lançamento da campanha do Plebiscito Constituinte em novembro do ano passado, mais de 800 comitês foram formados em todo o país e centenas de organizações sindicais, populares e juvenis, partidos políticos e movimentos aderirão a causa. A votação do plebiscito pela reforma política vai ocorrer na semana de 1º a 7 de setembro, mobilizando milhares de pontos de coleta e também recebendo votos pela internet.
NOTA
O que é um Plebiscito Popular?
Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.
O que é uma Constituinte?
É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do país e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.
Outras informações:Aqui ou plebiscitoconstituinte em rede social
Fotos: Raquel Soares viana rede social
Nenhum comentário:
Postar um comentário