Monumento dos Mártires em São Gonçalo do Amarante/RN
O Massacre de Cunhaú e Uruaçu é o nome dado a dois massacres ocorridos no Rio Grande do Norte, nos dias 16 de julho e 3 de outubro em 1.645, ambos executados por holandeses, está última data é lembrada as caráter estadual pela lei de nº8.913/2006 que declara o feriado. Em homenagem a esse triste capítulo ocorrido em território potiguar, foi instituído o dia 3 de outubro como feriado estadual no RN na época governo Wilma de Faria.
Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu é o título dado pela Igreja Católica aos trinta católicos martirizados no interior da capitania do Rio Grande — cujo território daria origem à província do Rio Grande do Norte e posteriormente ao estado do Rio Grande do Norte. No dia 23 de março de 2017 o Papa Francisco autorizou a canonização dos trinta mártires do Rio Grande do Norte. A canonização ocorreu em uma cerimônia no Vaticano, em 15 de outubro de 2017.
Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.
NOTA
Em outubro, o potiguar terá dois feriados: nesta terça-feira, 03 de outubro, quando é celebrado o Dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, e na quinta-feira, dia 12 dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário