terça-feira, 31 de julho de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


A diretoria do SINDISEC convoca seus sócios para a assembleia geral hoje (31), a partir das 19:00 horas. Em pauta estão informes, tomadas de decisões e apresentação da plataforma de lutas para 2013.

Participe!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O SINDISEC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carnaubais, por meio de sua presidente, convoca todos os servidores para uma assembleia geral que se realizar-se-á nesta terça-feira 31 de julho, às 19hs no auditório Antônia Fernandes da Silva Aquino.

Para deliberar sobre a seguinte pauta:

·       Informes;
·       Apresentar a nossa plataforma de lutas para 2013;
·       Tomada de decisões



       Atenciosamente

Francinayre Moura Almeida
           Presidente

terça-feira, 24 de julho de 2012

CAIXA COMEÇA A PAGAR HOJE BENEFÍCIOS DO PIS



A Caixa Econômica Federal iniciou hoje 24, o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social PIS, relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a caixa, 17,9 milhões de trabalhadores tem direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono.

Beneficiários que tem conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.
As empresas conveniadas com a caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.
Trabalhadores que não tem conta na caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador.

O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano passado, com carteira de trabalho assinada por empresa. Também se faz necessário ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011.

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador deve ter sempre em mãos o número do PIS. Consulte o endereço caixa.gov.br na internet, escolhendo as abas Você, Serviços Sociais, PIS e consulta ao pagamento.
Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), 0800 726 0101, opção 2. O Serviço está disponível 24hs e funciona diariamente.

Confira o calendário para quem não tem conta na CEF:

Nascidos em:
Recebem a partir de:
Julho
15/08/2012
Agosto
22/08/2012
Setembro
29/08/2012
Outubro
12/09/2012
Novembro
19/09/2012
Dezembro
26/09/2012
Janeiro
09/10/2012
Fevereiro
17/10/2012
Março
24/10/2012
Abril
13/11/2012
Maio
21/11/2012
Junho
28/11/2012





SINDISEC REUNI COMISSÕES



O SINDISEC reservou para a tarde desta segunda-feira 23, ontem, junto com as comissões de servidores desta entidade sindical, reunião objetivando a elaboração de 10 metas para 2013 e feita a carta compromisso onde os candidatos à prefeito de Carnaubais serão convidados para participar de um debate político.

Neste ato, os postulantes ao cargo de chefe do executivo municipal poderão apresentar suas propostas para os servidores municipais e possam assinar compromisso com o SINDISEC.

ITAJÁ É PALCO DE REUNIÃO DE SINDICALISTAS



Os presidentes dos sindicatos do vale do Assu reuniram-se em Itajá na manhã do último domingo 22. Em pauta estava a organização do ato de entrega da plataforma de luta dos sindicatos aos candidatos à prefeito de cada cidade.

Entre os presentes estavam os representantes de entidades sindicais de Areia Branca, Angicos, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçú, São Rafael, Pendências e Itajá, além do presidente da FETAM-RN.






sexta-feira, 20 de julho de 2012

C O N V I T E



A direção do SINDISEC tem a grata satisfação de convidar as comissões de servidores do SINDISEC para uma reunião nesta segunda-feira 23, para juntos elaborarmos a pauta de reivindicações do ano 2013 e na oportunidade organizarmos o debate político que a citada entidade sindical fará com os candidatos a prefeito de Carnaubais.

A reunião será a partir das 15hs auditório Antônia Fernandes da Silva Aquino nas dependências do SINDISEC na rua: Berlindo Antônio de Santana nº71.

Agradecemos antecipadamente a presença de todos e manifestamos votos de elevada consideração e estima.

Carnaubais, em 19 de julho de 2012


segunda-feira, 16 de julho de 2012

CONHEÇA A NOVA DIREÇÃO DA CENTRAL




DIREÇÃO EXECUTIVA NACIONAL DA CUT – GESTÃO 2012/2015

Presidente
Vagner Freitas (Bancário - SP)
Vice-Presidente
Carmen Foro (Trabalhador Rural - PA)
Secretário Geral
Sérgio Nobre (Metalúrgico - ABC)
Secretária Geral Adjunta
Maria Godói Faria (Seguridade Social - SP)
Secretário de Administração e Finanças
Quintino Severo (Metalúrgico - RS)
Secretário Adjunto de Administração e Finanças
Aparecido Donizeti da Silva (Químico - SP)
Secretário de Relações Internacionais
João Felício (Educação – SP)
Secretário de Adjunto de Relações Internacionais
Artur Henrique (Urbanitário - SP)
Secretária de Combate ao Racismo
Maria Júlia Nogueira (Seguridade Social – MA)
Secretária de Comunicação
Rosane Bertotti (Rural - SC)
Secretário de Formação
José Celestino (Educação – MG)
Secretário Adjunto de Formação
Admirson Ferro Júnior (Greg) (Processamento de Dados - PE)
Secretário da Juventude
Alfredo Santa Júnior (Químico - BA)
Secretário do Meio Ambiente
Jasseir Fernandes (Rural - ES)
Secretário da Mulher trabalhadora
Rosane Silva (Vestuário - RS)
Secretário de Organização
Jacy Afonso (Bancário - DF)
Secretário Adjunto de Organização
Valeir Ertle (Comerciário - SC)
Secretário de Politicas sociais
Expedito Solaney (Bancário - PE)
Secretária de Relações do Trabalho
Graça Costa (Municipal - CE)
Secretário Adjunto de Relações do Trabalho
Pedro Armengol (Servidor Federal - PI)
Secretária da Saúde
Junéia Martins Batista (Servidora Municipal - SP)
Secretário Adjunto de Saúde
Eduardo Guterra (Portuário - ES)
Diretore(a)s Executivo(a)s
Antônio Lisboa do Vale (Educação - DF)
Elisângela dos Santos Araújo (Agricultor Família - BA)
Júlio Turra (Professor - SP)
Rogério Pantoja (Urbanitário - PA)
Shakespeare Martins de Jesus (Metalúrgico - MG)
Roni Barbosa (Petroleiro - PR)
Vitor Carvalho (Petroleiro - RJ)
Daniel Gaio (Bancário - DF)
Jandira Uehara (Municipal–Diadema - SP)
Rosana de Deus (Química - SP)
Conselho Fiscal
Dulce Rodrigues Sena Mendonça (Metalúrgico - AM)
Manoel Messias Vale (Rural - BA)
Antônio Kuz (Vestuário - RS)
Suplentes
Raimunda Audinete de Araújo (Telecomunicações - RS)
Simone Soares Lopes (Correios - BA)
Severino Nascimento (Químico - PE)



domingo, 15 de julho de 2012

CUT TEM NOVO PRESIDENTE



Conforme esperado, a “Chapa 1 – Somos Fortes, Somos CUT”, foi escolhida pela ampla maioria dos mais de 2 mil delegados que participaram do 11º CONCUT. A nova direção representa a renovação de mais de 30% do quadro à frente da entidade. Pela primeira vez, um bancário ocupará a presidência da maior central sindical do país, representando 38% dos trabalhadores do país, e a quinta maior do mundo. Em 2013, a CUT completará 30 anos.  Nascido na capital paulista, Vagner Freitas ocupou a direção do sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região e também foi presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF). Vagner Freitas venceu com 90,52% dos votos válidos. Artur Henrique agora ex-presidente da CUT, ocupará a secretaria adjunta de relações internacionais.

Em seu primeiro discurso como presidente, Vagner Freitas afirmou que a nova direção terá o compromisso de defender os direitos da classe trabalhadora, manter as pautas sociais e continuar com as lutas pela reforma tributária e do setor financeiro. De acordo com ele, a nova direção assume num momento em que a pauta da classe trabalhadora se encontra engessada no congresso nacional. “Para destravar é preciso muita pressão dos movimentos sociais. Quando o ex-presidente Lula se elegeu, em 2002, disse que o governo era de coalização e, portanto tínhamos que fazer o nosso papel para que o governo fizesse o dele. E o papel dos movimentos sociais é pressionar nas ruas para que outros não ocupem esse espaço”, afirmou Freitas. A celebração terminou com a apresentação do grupo “Nóis não usa Black Tie”, formado por funcionários da CUT-SP e com a banda Chroma, dando início à festa.



sexta-feira, 13 de julho de 2012

ENCERRADO O 11ºCONGRESSO NACIONAL DA CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES


Foi concluído com êxito todo o cronograma planejado para o 11º CONCUT

EDUCAÇÃO REFORÇA LUTA POR 10% DO PIB



Dos 2.602 delegados inscritos no 11º CONCUT - Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, 642 são representantes da educação, número que representa 27,65% do total de participantes, ramo com maior representatividade.
O presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, esclarece que os mais de 2,5milhões de trabalhadores e trabalhadoras da educação básica pública reunidos na confederação têm se empenhado para a aprovação, definitiva dos 10% do PIB para a educação, bem como da aplicação da Lei do Piso salarial Nacional do Magistério, que continua sabotada por parte dos governos estatuais e municipais. Num país em que continua havendo escolas até mesmo sem luz, ressalta, os 10% do PIB potencializariam a qualificação dos profissionais, valorizando um serviço público essencial para a plena realização de homens e mulheres a partir da ampliação do seu conhecimento e da sua capacidade de contribuir, individual e coletivamente, para o desenvolvimento nacional.
Em relação ao valor mínimo de R$1.451,00 para 40hs no ensino médio que deveria ser segundo a CNTE de R$1.936,00, conseguiram avanços importantes.

DEMOCRACIA NO CONGRESSO

Cada vez mais amplo, o CONCUT reflete uma mudança no movimento sindical. Do total de delegados inscritos, 1.348 (58,05%) são homens e 974 (41,95%) são mulheres.
Após a educação, os ramos com maior número de representantes são o rural, com 344 participantes (14,81%) e a administração pública, 289 delegados (12,45%), e financeiro, com 174 (7,49%). Entre os delegados credenciados, São Paulo liderou com 513 participantes (22,09%), seguido por Rio Grande do Sul, com 195 delegados (8,40%), Pernambuco, 151 trabalhadores (6,50%), em seguida veio Rio de Janeiro e Distrito Federal, com 142 (6,12%) cada.

5º E ÚLTIMO DIA DO 11ºCONCUT



Trabalhadoras CUTistas fazem história e aprovam a paridade de gênero nas direções
No momento mais intenso e emocionante do 11º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores CONCUT, em são Paulo, os delegados e delegadas aprovaram, a paridade entre homens e mulheres nas instâncias de direção.

A partir das próximas eleições, previstas para 2015, tanto a direção executiva nacional quanto as estaduais da CUT deverão reservar 50% de cargos para cada gênero. A conquista ocorre 19 anos após a central aprovar destinação de 30% das vagas para cada gênero, na 6ª plenária em 1993. Em 2008, durante a 12ª plenária nacional da CUT, a definição passou a integrar o estatuto da entidade.
Como naquela ocasião, o avanço foi resultado de muita mobilização. Completamente lotado, o auditório da Transamérica Expo Center, onde acontece agora o 11ºCONCUT, foi tomado por bandeiras na cor lilás, batuques e uma verdadeira barricada de mulheres CUTista que se posicionam diante da mesa responsável por conduzir a votação.
Os gritos de que para crescer e para mudar era preciso aprovar a paridade certamente contagiou o plenário, que referendou a proposta favorável à tese. Antes, porém, a CUT abriu espaço para que trabalhadores favoráveis e contrárias à proposta pudessem expor os argumentos.
A secretária da mulher trabalhadora, Rosane Silva, defendeu que, apesar de maioria na sociedade e no mercado de trabalho, as mulheres ainda tinham negado o direito de estar representadas nos espaços políticos, principalmente no movimento sindical. “Não aceitaremos apenas resolução sobre a paridade, queremos que esse mecanismo esteja expresso no estatuto”, comentou a dirigente.

O grupo das trabalhadoras favoráveis ressaltou que não se tratava de debate meramente burocrático, mas sim uma oportunidade para continuar avançando na ocupação de espaços de decisão. Argumentaram que a presença de 42% de mulheres nesta edição do COINCUT era a prova de que a politica de cotas é essencial.  Sob esse clima, a esmagadora maioria ergueu seus crachás e disse sim à ampliação da participação das mulheres nas instâncias de poder da CUT.  Como não poderia deixar de ser, aos gritos de Central única dos Trabalhadores, elas demonstraram que cada vez mais, o movimento sindical reconhece que tem gênero.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

4º DIA 11ºCONCUT: CUT ENTREGA LISTA À COMISSÃO DA VERDADE



No encerramento do terceiro dia do 11º Congresso Nacional da Central, a CUT realizou o ato simbólico de apoio ao entregar à comissão da verdade uma lista com mais de 100 trabalhadores assassinados durante a ditadura. Os delegados e delegadas aprovaram por unanimidade um requerimento entregue pelo presidente da Central, Artur Henrique, ao representante da secretaria nacional dos direitos humanos, Gilney Viana, que o encaminhará à presidenta da república Dilma Rousseff. Dentro deste requerimento, a CUT estará apontando à comissão mais de uma centena de nomes de trabalhadores mortos durante a ditadura militar, casos ainda sem solução, para que haja apuração dos fatos que resulte em informações e respostas para suas famílias. Além disso, a central criará uma comissão própria que ficará responsável por acompanhar as investigações e encaminhar à comissão as denuncias de violações aos direitos humanos contra os trabalhadores.

Entre tantos nomes queridos, foi muito aplaudido o de Maria Margarida Alves, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983 com um tiro de escopeta no rosto, na presença do marido e do filho. Batalhadora dos direitos dos trabalhadores rurais, constantemente ameaçada pelos latifundiários da região, ela sempre deixou claro o seu compromisso, afirmando com todas as letras; “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”.

Após serem citados os nomes dos combatentes mortos, Artur Henrique e Expedito Solaney secretário de politicas sociais da CUT, lançaram ao ar pétalas de rosas.

11ºCONCUT: BRASIL PRECISA APROVEITAR MERCADO INTERNO PARA FORTALECER INDÚSTRIA



O 11º CONCUT - Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores chegou ao terceiro dia, ontem quarta 11, com a realização de mesas temáticas que discutem pontos estratégicos para o desenvolvimento.

O doutor e professor da PUC-SP Antônio Correa de Lacerda, tratou da relação entre politica industrial e o desenvolvimento sustentável. Ele defende que o Brasil precisa olhar além das medidas paliativas e utilizar o mercado de consumo interno para viabilizar o fortalecimento da indústria, setor que perdeu espaço em comparação a outras nações.

Na mesa, a socióloga Adriana Marcolino, técnica do Dieese na subseção da CUT Nacional, avaliou positivamente a iniciativa do governo Lula de retomar o debate sobre politica industrial no Brasil, e também a continuidade no governo Dilma com o lançamento do Plano Brasil Maior. Adriana aponta também estudos do Dieese que derrubam o argumento dos empresários e afirma que o custo da mão de obra no país já é bastante reduzido.

A preocupação é com impactos futuros que podem exigir a revisão das medidas, como o impacto na previdência. Liberdade e Autonomia para o desenvolvimento, o consultor jurídico Jorge Normando Rodrigues, que trabalha desde 1986 com entidades CUTistas, elogiou a campanha por Liberdade e Autonomia Sindical da Central, que resgatou os princípios e diretrizes fundantes da entidade. A coordenação da mesa focou à cargo da secretária nacional da mulher trabalhadora da CUT, Rosane silva e do diretor executivo, Rogério Pantoja.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

SOLIDARIEDADE E LUTA SÃO ESSENCIAIS NO COMBATE À CRISE


Tem continuidade o 11º CONCUT Congresso Nacional da Central no Transamérica Expo Center em Santo Amaro – SP até sexta-feira dia 13, com o tema: LIBERDADE E AUTONOMIA SINDICAL: DEMOCRATIZAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO PARA GARANTIR E AMPLIAR DIREITOS.

No primeiro dia do congresso, o seminário internacional “Os desafios dos trabalhadores e das trabalhadoras no enfrentamento da crise”, se transformou na reafirmação dos laços de solidariedade entre os povos na luta contra a redução do estado e a retirada de direitos sociais, medidas que acabam importando a crise que afunda as economias de vários países.

3º DIA 11ºCONCUT



Liberdade e autonomia são aprovados em plebiscito e abaixo-assinado por todas correntes da central no 3º dia do 11º CONCUT - Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores. As principais marcas da ação CUTista no período compreendido entre 2009 e 2012 foram, segundo apresentado no final do segundo dia do congresso, por dirigentes de diferentes correntes políticas da central, foram a defesa de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil centrado na valorização do trabalho e na distribuição de renda; a defesa intransigente dos direitos trabalhistas, posição de liderança na resistência aos efeitos da crise econômica internacional sobre os trabalhadores e trabalhadoras, e, também, o resgate da concepção de liberdade e autonomia sindicais próprias à central.
O debate fez parte da mesa que analisou o balaço politico e organizativo do mandato, encerrado por voltas das 19hs.
O presidente da central Artur Henrique citou o envolvimento da CUT no processo eleitoral de 2010, quando se posicionou a favor de Dilma Roussef e contra a candidatura de José Serra, que “aplicou um dos mais reacionários discursos políticos dos últimos 16 anos no Brasil”. Porém, segundo Artur a CUT não se furtou às criticas necessárias ao governo como à politica econômica e ao processo de privatização dos aeroportos. Deve ser lembrado que a CUT realizou o dobro de greve nos últimos anos do que realizadas no período FHC, citando dados divulgados recentemente pelo SAG (Sistema de Acompanhamento de Greves) do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos Dieese.
Entre os avanços cobrados pela CUT e os movimentos sociais e conquistados no período, Artur apontou a aprovação do Plano Nacional da Educação, Piso Nacional do Magistério; os compromissos nacionais de aperfeiçoamento das condições de trabalho na indústria da cana-de-açúcar e da construção civil; avanços na saúde do trabalhador, como a criação do Fator acidentário Previdenciário e do nexo técnico previdenciário; ainda foi citado a elaboração da convenção 189 da OIT; o debate nas conferências, como a nacional de comunicação, e as grandes mobilizações como a marcha das margaridas.


terça-feira, 10 de julho de 2012

2º DIA DO 11ºCONCUT

  Artur Henrique e Luiz Dulci

O 11º Congresso Nacional da CUT chegou ao segundo dia nesta terça-feira 10, com um debate sobre o modelo de desenvolvimento brasileiro e o papel do Estado.
Na abertura da mesa desta terça, o presidente da Central Artur Henrique, e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e Diretor do Instituto LULA, Luiz Dulci, ambos fizeram balanço dos governos populares de Lula e Dilma em comparação ao período neoliberal que os antecederam.
Artur Henrique lembrou a jornada pelo desenvolvimento com distribuição do trabalho que a entidade promoveu nos últimos dois anos, com seminários por todo o Brasil. Nesse período, a militância CUTista discutiu e apontou propostas para um novo modelo que considere a mudança no modo de produção, de consumo e a participação dos trabalhadores nos espaços de decisão.   

Trabalhadores acompanham debate que apontam desafios para o próximo período

POR ORIENTAÇÃO MÉDICA LULA CANCELA PARTICIPAÇÃO NO 11ºCONCUT



O ex-presidente Lula, que era esperado pelos mais de 2.500 delegados presentes no auditório do Transamérica Expo Center, cancelou sua vinda ao evento, por recomendação médica em função da queda de temperatura na capital paulista, que à noite bateu 14ºC. Isso não impediu que a plateia cantasse “Olé, olé, olé, olé, Lula, Lula” por mais de um minuto, após o coordenador geral do congresso, Quintino severo, ter transmitido a informação.

NÚMERO DE FILIADOS AO SINDISEC


SECRETARIAS
SÓCIOS
EDUCAÇÃO (10%)
08
EDUCAÇÃO (40%)
75
EDUCAÇÃO (60%)
80
SAÚDE
63
SAÚDE (AGENTES)
19
SAÚDE (PSF)
07
TRAB. HAB. E ASSIST. SOCIAL
04
ADMINISTRAÇÃO
35
FINANÇAS, PLANEJ. E TRIBUTAÇÃO
02
DESENVOLVIMENTO RURAL
06
ESPORTE E LAZER
02
OBRAS E URBANISMO
03
CULTURA E TURISMO
02
CHEFIA DE GABINETE
04
MEIO AMBIENTE
06
CÂMARA DE VEREADORES
06


TOTAL DE SÓCIOS
322


Esses dados são referentes ao mês de Junho 2012

NA ABERTURA DE SEU CONGRESSO, CUT REAFIRMA QUE VAI SE EMPENHAR NAS ELEIÇÕES DESTE ANO E AMPLIAR MOBILIZAÇÕES



SOLIDARIEDADE E LUTA SÃO ESSENCIAIS NO COMBATE À CRISE


Na cerimônia oficial de abertura do 11º CONCUT, realizada na noite de ontem segunda 09, em seu discurso o presidente da CUT Artur Henrique, afirmou que a entidade vai se dedicar às eleições municipais deste ano, defendendo voto em candidatos de origem popular e trabalhista, e também vai intensificar as mobilizações por aumento salarial e por ampliação dos direitos. democratização das comunicações, ainda foi destacado as mobilizações dos servidores públicos, que neste período pressionam o governo federal por aumento e reestruturação de carreira, Artur frisou que a valorização desses trabalhadores é indispensável para fortalecer o Estado como indutor do crescimento, papel este que, lembrou, foi o instrumento de melhoria da distribuição de renda e do combate à crise nos últimos 11 anos. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

AINDA NO 1º DIA DO 11ºCONCUT


No primeiro de um total de cinco dias, o seminário internacional abriu o 11º Congresso Nacional da Central realizado em São Paulo reunindo 140 lideranças de mais de 40 nações, além de cerca de 2.500 delegados e delegadas de todo o Brasil.

Na avaliação do secretário de relações internacionais da CUT, João Antônio Felício, o seminário cumpre um papel chave para fortalecer a organização sindical e capitanear ações comuns em defesa de um maior protagonismo do estado no combate aos desmandos do capital, em especial do sistema financeiro, que busca ampliar ainda mais seus lucros por meio da politica de “ajuste fiscal, arrocho salarial e precarização de direitos”.

1º DIA DO 11ºCONCUT É ABERTO COM SEMINÁRIO INTERNACIONAL



Convidados do Brasil e do exterior discutem os desafios para o enfrentamento a crise.

A crise do capitalismo, que afeta especialmente países da Europa e os Estados Unidos desde 2008 e vem se aprofundando desde 2010, é o tema do primeiro seminário que a CUT vai realizar durante o 11ºCONCUT – Congresso Nacional da Central. E para debater as consequências da crise para a classe trabalhadora, entre outros, arrocho salarial e perdas de direitos trabalhistas e de cidadania; e, também, discutir estratégias de enfrentamento para garantir manutenção das conquistas e superar a crise, a direção da CUT convidou representantes de centrais sindicais internacionais e o professor Doutor pela USP Vladimir Safatle.

O 11º CONCUT, que vai debater a Direção Executiva da CUT para o período 2012-2015, começa hoje 09 e vai até a próxima sexta 13 no Transamérica Expo Center, na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 em Santo Amaro-SP.
Confirmadas as presenças de 2.400 delegados e delegadas indicados pelos congressos estaduais das CUT’s em todo o Brasil e 140 dirigentes de centrais sindicais de mais de 40 países de todos os continentes. A CUT recebeu mais de 300 pedidos de pessoas que querem participar como observadores.
Seminário Internacional - “Os Desafios dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Enfrentamento da crise”.

10h00 – Abertura
- Artur Henrique – Presidente da CUT
- João Antônio Felício – Secretário de Relações Internacionais
- Hassan Yusuff – Presidente da CSA (Central Sindical das Américas)
10h30 – Mesa – Liberdade e Autonomia: Fortalecendo a organização sindical
Debatedores:
­­- Michael Sommer – Presidente da CSI-ITUC (Central Sindical Internacional)
- Cathy Feingold – Diretora do Departº de relações internacionais da AFL-CIO
- Rafael Freire – Sec. De política Econômica e Desenv. Sustentável – CSA
-Carmem Benitez – ACTRAV/OIT
- Artur Henrique da Silva Santos – Presidente da CUT
Mediadora: Roseane Silva – Sec. Da Mulher Trabalhadora da CUT
14h00 – Mesa “As várias faces da crise”
Debatedores:
- Vladimir Safatle – Filósofo, professor Doutor da USP
- Victor Baez – Secretário Geral da CSA
- Roland Schneider – Assessor politico senior da Trade Union Advisor Committee (TUAC), organisation For Economic Co-operation And Development (OECD) in Paris.
Mediador: João Antônio Felício – secretário Geral de Relações