sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DEVIDO FERIADO ESTADUAL SEDE DO SINDISEC FICARÁ FECHADA

A diretoria do SINDISEC comunica que sua sede ficará fechada nesta sexta 03, devido feriado estadual em alusão aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, a sede voltará as suas atividades normais na próxima segunda 06 de outubro.

HISTÓRIA
Hoje 03 de outubro é feriado no RN, segundo Lei Nº8.913/2006.

A cultura religiosa de São Gonçalo do Amarante, cidade na grande Natal, está ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - dizimados por resistirem à invasão holandesa no município. 

Tudo começou quando os holandeses tomaram a iniciativa de invadir o nordeste brasileiro para cobrar as dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. No município de São Gonçalo do Amarante, os holandeses encontram a resistência dos moradores dos engenhos. As vítimas do massacre de Uruaçu foram levadas de sítios e engenhos adjacentes (Utinga, Potengi e Ferreiro Torto) para o Castelo de Keulen (atual Fortaleza dos Reis Magos em Natal-RN).

Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João Paulo II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.

A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. A cerimônia religiosa foi presidida pelo papa João Paulo II.

Na manhã de 03 de outubro de 1645, mais de 80 pessoas foram levadas em jangadas pelo estuário do rio Potengi para o local destinado ao sacrifício, onde todos foram condenados pelo crime de amor à pátria, poucos sobreviveram à chacina.

Monumento aos Mártires em SGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário