domingo, 15 de outubro de 2017

AOS MESTRES O NOSSO RESPEITO E ADMIRAÇÃO

ORGULHO DE SER PROFESSOR
Nunca passou pelos meus planos ser professor, mais a profissão me escolheu e acabei me encontrando. Vivi por muitos anos a ilusão de buscar uma profissão rentável, pouco trabalhosa, que me proporcionasse mais conforto do que prazer. Entretanto, acabei me encontrando numa das mais belas profissões do universo. Tenho total consciência do abandono que a classe mandatária desse país tem com os professores, que recai em nossas costas a responsabilidade do fracasso da educação, porém, ninguém consegue tirar o brilho do olhar e capacidade de transformação daqueles que se orgulham e amam ser professor.
Vivenciamos atualmente uma crise de valores na sociedade, ficando cada vez mais duro e difícil a vida do professor, pois, temos que além de ensinar o que estar nos programas acadêmicos, dedicar muito do nosso tempo para repassar valores que outrora se aprendia no convívio com os mais velhos e principalmente no contato direto com a família. Com raras exceções, é inexistente a parceria entre professor e família, deixam em nossas mãos toda responsabilidade da formação desse novo ser. Dessa forma, o professor desanima, já que sua ação fica bastante comprometida.
Mesmo com todos os desafios que são inerentes a nossa profissão, ninguém consegue tirar o prazer de fazer uma criança aprender, de ver no seu olhar a alegria quando se ler a primeira palavrinha, de estar do lado deles nas derrotas e nas conquistas, em fim, de ter a certeza de que todas as profissões dependem da ação de um professor.
Quero nesse momento agradecer a todos os professores, que me oportunizaram momentos prazerosos de aprendizagem, sem vocês não estaria aqui. Agradecer também a todos os meus ex-alunos que fizeram com que eu amadurecesse na profissão, me transformando numa pessoa mais reflexiva, paciente, tolerante e acima de tudo mais humano.
Por fim, parabenizar a todos os professores do SINDISEC, da minha Carnaubais, do meu país. Dizer que precisamos reconhecer nossa importância nessa sociedade e que não desanimem, somos guerreiros e não desistiremos jamais da nossa missão de educar.
Concluo parafraseando o nosso mestre Paulo Freire que diz : “Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Atenciosamente,
PROFESSOR ALEX SANDRO FERNANDES DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário