quinta-feira, 25 de setembro de 2014

7,5 MILHÕES QUEREM REFORMA NO SISTEMA POLÍTICO

Movimentos divulgaram ontem 24, o balanço do plebiscito popular por uma constituinte soberana e exclusiva do sistema político, em coletiva na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, já com 95% das urnas apuradas, o próximo passo agora será entregar o resultado da votação ao executivo, legislativo e judiciário nos dias 14 e 15 do mês que vem. A expectativa é que o número total de votantes seja apresentado até o próximo mês.

Apesar de ignorado pelos grandes meios de comunicação, a campanha conseguiu arrecadar exatos 7.754.436 milhões de votos em urnas fixas espalhadas por todo o país e por meio da internet. Desses, 97,05% (7.525.680) foram favoráveis à convocação da consulta.

Os estados de São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218) lideraram a participação. Os votos brancos e nulos somam 0,37% (28.691).


HISTÓRICO
A proposta de construção do plebiscito para debater o sistema político é um dos resultados das manifestações de junho e julho do ano passado, que sacudiram o Brasil.

O tema do Plebiscito apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a sub-representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva. A votação ocorreu durante a semana da pátria entre 1º e 7 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário